sábado, 23 de julho de 2011

Manon, Colombo e Cavé.

Estou planejando um post sobre as três principais confeitarias tradicionais do Centro do Rio desde que retomei o blog, mas por ainda não estar satisfeita com as fotos e informações que tenho, protelei o texto o quanto pude. Achei, no entanto, que essa é a hora. Voi-là:
As ditas cujas são: Manon, Cavé (lê-se Cavê) e Colombo.
Tenho uma relação bastante particular com a Manon da rua do Ouvidor porque estudei lá perto e, por bastante tempo, esse foi o lugar de encontros antes das aulas (ai, que saudade!). O melhor da Manon, na minha opinião, são os biscoitos amanteigados, que para quem almoça lá, é cortesia, e os doces de fabricação própria e inspiração lusitana, como o Madrilenho e o Palmier coberto de açúcar, meu favorito.
A coxinha com catupiri é um outro itém de sucesso, mas os demais salgados e sanduiches, que vêm bem servidos, me parecem ser bastante burocráticos. Não me ative a preços aqui porque julguei desnecessário, já que com R$10,00 lá se faz a festa.
O ambiente é bastante agradável, mas no final da tarde costuma encher. Gosto da garçonete Maria, antiga na casa e sempre simpática. Há cerca de dois anos, a Manon comprou o espaço da antiga Casa Cavé, que fica na esquina da rua Sete de setembro, com Uruguaiana, o reformou, e abriu uma confeitaria igual a da Rua do Ouvidor, mas mais bonita. Nota: 8,0, com destaque para o pão na chapa.



Madrilenho

Palmier coberto

Na Colombo fui poucas vezes. Em uma delas, tomei, junto a uma amiga, o chá da tarde completo, que custa por volta de R$50,00. É bem farto, mas não tinha nada saborosíssimo. Vale mesmo pela beleza do local que faz a gente se sentir na Belle epoque. Não tive tempo de ir lá recentemente, mas assim que conseguir, experimentarei algo diferente, tirarei boas fotos e mostrarei aqui.
Há alguns anos, a casa abriu uma nova filial, no Forte de Copacabana, que é um primor. Ampla e comfortável, mas com cardápio reduzido.
Ponto fraco: Eles ainda usam sorvete Kibom, mas cobram como se tivessem sorvetes artesanais. Erro crasso.
Nota: 8,0, com destaque para os waffles com mel.
Essa foto foi tirada por mim numa segunda feira a tarde. Sucesso, não?


A melhor, sem nenhuma dúvida, é a pequenina Cavé, que guarda suas delicias (infinitas) num espaço charmoso da Rua Sete de Setembro, na direção da Praça Tiradentes. Tudo na Cavé é gostoso: Coxinha, caldo verde, pastéis fritos na pedra (?), bolinho de bacalhau, sorvetes e os doces. Esses formam um mundo encantado que só funciona ali dentro. Os biscoitinhos são todos deliciosos, mil folhas, bombas e uma variedade inacreditável de doces feitos com ovos. Tudo delicioso.
Meu doce preferido é a argola dourada, que custa mais ou menos R$4,00 a cada 100 gramas (5 unidades), mas também gosto dos ovos moles de Aveiro e do pastel de Santa Clara.
A Cavé é um lugarzinho. Lá atrás, depois que acabam os balcões, tem um salão antigo, onde nenhum celular dá sinal. Super coquete.
Nota: Dez, com destaque para os azulejos portugueses antigos, que formam mosaicos belíssimos nas paredes.




Argola dourada e salão

Vitrais do saão
Os azulejos

6 comentários:

  1. Amo a Cavé! O que é aquele folheado? Tudo lá é mto gostoso, especialmente os doces. Acho a Colombo superestimada em termos culinários - mas ganha na arquitetura. Bjs!

    Anderson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom. Tem o sabor da minha infância Manon, Colombo e Cavé tradicionais no Rio de Janeiro!

      Excluir
  2. Amo madrilenho! Como é suave!....Vir aqui me abre o apetite...rs. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Em alguns aniversários da família, meus pais compravam um bolo na Manon por quem até hoje suspiro - e lá se vão uns 50 anos...
    Ele era coberto com um glacê de manteiga e enfeitado com flores (se minha memória não falha!)também de manteiga.
    Outra delícia era uma torta de maçã.

    Essas confeitarias são muito bonitas - com destaque, sem dúvida, para a Colombo - e servem como monumentos históricos do Rio.

    Gostei da postagem e do blog !
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Amigaaa! Parabéns pelo blog! Gostoso e a forma como vc descreve os lugares é tão informal e próximo, parece que tô ouvindo vc falar..rs! Amei mesmo, parabéns! E qdo li seus comentários sobre a Cavé, me deu uma vontade de voltar lá! Só fui aquela vez com vc e a Elaine. Me leva lá de novo..haha? Te amo!

    ResponderExcluir
  5. AMO A CAVÊ. LA É TUDO MARAVILHOSO NOTA 1.000 PRA TODOS OS QUITUTES. RECENTEMENTE FUI COM 2 AMIGAS TOMAR O CHÁ DA COLOMBO E ME DECEPCIONEI O CHA SERVIDO NÃO CHEGA NEM AOS PÉS DO QUE É SERVIDO NA MANON. LÁ NA COLOMBO SE PAGA O PREÇO DO CENTENARIO DA CASA, MAS A COMIDA SERVIDA É RUIM DE PESSIMA QUALIDADE. NOTA 5 PRA COLOMBO. NOTA 10 PRA MANON E NOTA 1000 PRA CAVÊ.

    ResponderExcluir

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
I got nothing. I got a lot to lose.