terça-feira, 12 de julho de 2011

Ranking - Empadas

Sou apaixonada por empadas. Darei a seguir, meu ranking de qualidade das casas especializadas nesse pequeno salgado, que não se pode comer com elegância porque suja a boca toda, mas que, certamente é uma das sete maravilhas da culinária nacional:


10 - Empada Carioca - Fica para essa casa, já bastante popular, o último lugar da nossa lista. Empadas duras, com recheio sem gosto e o pior: pelo mesmo preço das boas. Me arrependi quando provei.

9 - Empada com arte - Fica no metrô da Central do Brasil. A massa também é péssima, mas o recheio de palmito até que estava gostoso.

8 - Casa da empada - Pioneira, já teve seu tempo de glória. Hoje não passa de uma empada burocrática. Massa e recheio que matam a fome e só. O bom é que tem opções integrais. Isso deveria ser imitado pelos demais estabelecimentos.

7 - Salete - Empadas deliciosas de frango, camarão e palmito. Massa saborosa e recheio também. Não está entre as campeãs, mas é bem gostosa.

6 - Mini-empadão de palmito com requeijão do Cafeína: Massa deliciosa e recheio diferente de tudo. Vai bem com as saladinhas muito boas que eles servem. Custa por volta de R$8,00.

5 - Empadas do Bar Urca. - O Bar Urca é um capítulo a parte do qual trataremos depois. Tudo lá é delicioso e a vista é linda. A empada de palmito é uma perdição.

4 - Empadas abertas do Belmonte: A de carne seca com catupiri é o carro-chefe. Quando o garçon passa servindo, todos pedem. É um pouco mais engordurada do que o recomendado, mas em momentos de larica noturna resolve tudo.

3 - Empada Brasil- Petrópolis: A loja da rua Santo Afonso, na Tijuca, fechou, mas em muitos lugares ainda têm. A massa tem um leve gostinho de pão e as empadas são maioreszinhas do que o normal. Delícia de terceiro lugar.

2 - Empada Praiana: Sim, é aquela empada da praia, a que eu julgo vice campeã. A melhor é a de queijo, que, ao contrário da maioria dos lugares, vem fechada e tem bastante recheio. Impossível comer uma só.

1 - A campeã: Dona Empada! Tem a massa mais saborosa e o recheio mais caprichado. A de frango já vem com um leve sabor de catupiri, nada enjoativo. Minhas favoritas são essa, a de palmito e a de carne seca, mas a de siri, a de bacalhau e a de moqueca de camarão (sim, moqueca), também arrazam. Tem lojas na São Clemente, Voluntários da Prata, na rua Uruguaiana, bem próxima a esquina com a Sete de Setembro e na rua Santo Afonso, bem no coração da Praça Sães Peña.

3 comentários:

  1. Que legal esse seu blog! (Também tenho adorado o outro!) Vou linkar no meu que é focado em dicas de passeios e viagens! ;)

    ResponderExcluir
  2. ciça, me da uma dica! uma noiva vai casar na igreja esse fds (outro dia vai ser o festao) e quer um lugar legal na zona sul pra ir c/ os convidados dps. tem q funcionar as 17h e caber umas 30/40 pessoas. pd ser barzinho. se tiver comanda individual, melhor! e aí, alguma ideia??
    Bjs!

    ResponderExcluir
  3. Eu sou louca pela Empada Praiana de calabresa! Digo que é gosto de Arraial do Cabo!
    Mas a Dona Empada merece o primeiro lugar! Boa demais!

    ResponderExcluir

Seguidores

Quem sou eu

Minha foto
I got nothing. I got a lot to lose.